• Tristeza profunda
  • Alteração no apetite e no sono
  • Fadiga
  • Diminuição da energia
  • Crises de choro
  • Isolamento social
  • Sentimentos de culpa e solidão
  • Sentimento de que seus esforços ou história de vida não tem valor ou sentido.

Esses podem ser alguns dos sintomas de pessoas que sofrem com o transtorno depressivo. Muitos demoram para buscar ajuda profissional por acreditarem que esses sintomas são “coisas da sua cabeça” ou mesmo que é “frescura”.

Por vezes a doença chega de mansinho pela porta dos fundos, vai entrando aos poucos, e quando damos conta, já se instalou por todos os cômodos da casa.

Não existe um motivo simplista, único e específico para compreender porque ela trilhou essa estrada até a nossa morada.  Várias pistas foram deixadas no caminho até ela nos encontrar.

Quem nunca vivenciou um estado de sofrimento como esse pode não compreender essa situação.   Podendo duvidar das dificuldades que a pessoa com depressão enfrenta, ou mesmo se de fato existe esse transtorno. Todavia tal tipo de crença e posicionamento contribui para a piora do quadro psicológico.

Biologicamente  a depressão desequilibra o estado químico do cérebro, diminuindo a sensação de bem estar e prazer.

Emocionalmente ela prioriza e intensifica as emoções desagradáveis, como, tristeza, solidão e mágoa.

Cognitivamente dificulta a nossa capacidade de pensar de forma saudável e prejudica a concentração e a memória.  Todas essas alterações resultam no comportamento de isolamento, quietude, cansaço e fadiga.

Quem passa por esse estado de profundo sofrimento, por vezes precisa ser cuidado, para poder ter forças de se cuidar!

Desmistificar que a depressão é uma doença que tem tratamento e grande parte tem cura ou controle, se faz necessário quando nossos índices de morte relacionado a esse transtorno cresce cada dia mais.

A psicoterapia faz parte desse tratamento, tanto na prevenção como a intervenção em caso onde o transtorno depressivo foi instalado.

Ivanny Cavalcante
Psicologa e coach
CRP: 06/125139
9 8641- 5234umbrella-2603983_1920